Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2011 - 09h10

Inundações ameaçam 20 mil casas em cidade da Austrália

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cerca de 20 mil casas de Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália, se encontram ameaçadas pelas piores inundações já registradas em 50 anos no nordeste do país.

Segundo Campbell Newman, prefeito de Brisbane, os moradores abandonaram suas casas e estão sendo abrigados por familiares ou em centros de abrigo municipais.

A água lamacenta já alcança a altura dos semáforos em algumas partes da cidade. Nesta quarta-feira, muitos moradores procuraram abrigo em partes mais altas de Brisbane, enquanto outros se esforçavam para levar os bens mais valiosos ao segundo andar, em uma tentativa de evitar o mar que invade as residências.

O rio Brisbane deve atingir seu ponto mais alto nesta quinta-feira. Depois de dias de notícias ruins, o Escritório de Meteorologia municipal disse nesta quarta-feira que as águas devem subir cerca de 30 cm menos do que o esperado inicialmente.

Wolter Peeters/AFP
Águas de enchente invadem casa e fazem ruas sumirem da vista em Brisbane, na Austrália
Águas de enchente invadem casa e fazem ruas sumirem da vista em Brisbane, na Austrália

Caso a previsão se confirme, as águas não alcançarão os níveis da enchente de 1974 que varreu a cidade. A primeira-ministra do Estado de Queensland, Anna Bligh, disse que a notícia é bem vinda, mas traz pouco conforto.

"Esta ainda é uma grande tragédia, a cidade é muito maior, muito mais povoada e muitas partes que estão debaixo da água nem existiam em 1974", disse Bligh.

A crise escalou quando uma tempestade enviou uma corrente de oito metros de água, descrita como um tsunami instantâneo, por toda a cidade de Toowoomba, a oeste de Brisbane, na segunda-feira. Ao menos doze morreram nesta enchente, elevando o total de vítimas a 22 em todo o Estado, desde novembro. Outras 43 pessoas continuam desaparecidas.

As autoridades abriram mais três centros nesta quarta-feira e agora existe espaço para 16 mil desalojados em Brisbane.

Mick Tsikas/Reuters
Homem é visto em rua inundada de Brisbane; cerca de 20 mil casas correm risco de serem inundadas
Homem é visto em rua inundada de Brisbane; cerca de 20 mil casas correm risco de serem inundadas

Energex, principal fornecedora de energia de Brisbane, alertou que algumas partes da cidade ficarão sem energia em uma medida de precaução contra a eletrocussão. A medida já afeta 70 mil casas nesta quarta-feira.

"Eu sei que isso vai ser muito difícil para as pessoas", disse Bligh. "Posso apenas ressaltar: eletricidade e água não se misturam. Teríamos situações catastróficas se não desligássemos a energia".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página