Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2011 - 08h51

Missas lembrando Zilda Arns reúnem quase mil em SC e SP

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
ENVIADO ESPECIAL A FORQUILHINHA
ALINE PELLEGRINI
DE SÃO PAULO

Cerca de 600 pessoas participaram de uma celebração religiosa que marcou ontem o primeiro aniversário da morte da médica Zilda Arns, em Forquilhinha (SC), terra natal dela.

A cerimônia, que durou mais de uma hora, relembrou a trajetória da fundadora da Pastoral da Criança, que morreu no terremoto do Haiti, há um ano.

Ao som de órgão e das vozes de um coral, uma grande imagem da médica foi levada ao altar da Igreja Matriz por duas netas e por um dos filhos da homenageada.

Boa parte do público era composto de mulheres que fazem trabalho voluntário na Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, também fundada por Arns. Elas estavam uniformizadas com camisetas com a imagem da médica.

Isadora Brant-12.jan.2010/Folhapress
Missa em homenagem a Zilda Arles Newman, morta no terremoto do Haiti, na Catedral da Sé (SP)
Missa em homenagem a Zilda Arles Newman, morta no terremoto do Haiti, na Catedral da Sé (SP)

"Zilda cultivava uma vida de entregas e encontrou força para dar ao outro uma vida mais digna, mais humana", disse frei Carlos Körbber, um dos três párocos que fizeram o serviço religioso.

Mais cedo, a Prefeitura de Forquilhinha inaugurou quatro painéis com a imagem da médica e com frases dela. As placas foram instaladas nas três saídas da cidade e ao lado da sede da Pastoral da Criança, no centro.

O vice-governador do Paraná, Flávio Arns (PSDB), participou das homenagens e lembrou aspectos do comportamento privado da tia.

"Ela sempre terminava suas palestras dizendo: fé e pé na tábua. Fé para não desanimar diante das dificuldades e pé na tábua, uma característica do profundo senso prático que tinha", declarou.

Forquilhinha é uma cidade movida pela agroindústria e pela mineração. Com desemprego praticamente nulo, o município possui indicadores mais altos que a média nacional em renda e desenvolvimento humano.

Nela, agentes da Pastoral da Criança têm mais trabalho para controlar a obesidade infantil do que a desnutrição que inspirou o surgimento da entidade nos anos 80.

SÃO PAULO

Na Catedral da Sé, em São Paulo, cerca de 350 pessoas participaram ontem de missa em memória da médica.

A missa, rezada pelo arcebispo dom Odilo Scherer, lembrou outras vítimas do terremoto e pediu pela 'recompensa' de Zilda e pela continuação da Pastoral da Criança, fundada por ela.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), disse na missa que fará uma reunião no Senado para saber 'quais ações o governo brasileiro pode realizar' pelo Haiti.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página