Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2011 - 07h55

Obama recebe elogios até de conservadores por seu discurso

Publicidade

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O presidente Barack Obama foi elogiado, mesmo pela direita, pelo discurso de quarta-feira em Tucson (Arizona), no qual pediu calma após o ataque de um atirador que deixou seis mortos e 14 feridos, entre eles a deputada Gabrielle Giffords, no sábado (8).

"O presidente fez um bom trabalho", disse à Folha Brian Darling, analista da conservadora Heritage Foundation, que em geral se opõe a Obama. "Ele sai ganhando. O discurso foi algo que mostrou sua capacidade de unir o país depois de uma tragédia nacional. Mostrou que os americanos podem colocar suas diferenças políticas de lado quando precisam."

Jornais e canais de TV de direita concordaram. Na Fox News, atual bastião da mídia de oposição, analistas elogiaram imediatamente a fala. O "Wall Street Journal", também conservador, saiu hoje com editorial positivo.

Mesmo os populares sites de direita RedState e Drudge Report fizeram comentários saudando o presidente. Na mídia de centro e esquerda, a ovação foi generalizada.

"O discurso foi mesmo muito favorável a Obama. Obviamente vai ajudá-lo politicamente", afirmou Robert Erikson, analista de política e opinião pública da Universidade Columbia. "É similar ao que [o ex-presidente] Bill Clinton [1993-2001] conseguiu com seu discurso após o atentado de Oklahoma em 1995 [quando um terrorista americano matou 168 pessoas em um prédio federal]."

À época, Clinton enfrentava um Congresso totalmente dominado por republicanos. Conseguiu alguns meses de trégua após o atentado.

Para Obama, que tem diante de si uma Câmara republicana que promete desfazer suas vitórias, a vantagem inicial pode vir na forma de uma oposição menos ácida e de uma população menos disposta a atacá-lo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página