Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2011 - 08h00

Ativista iraniana quer ir a Brasília encontrar Dilma

Publicidade

DE SÃO PAULO

A ativista e advogada iraniana de direitos humanos Shirin Ebadi, vencedora do Nobel da Paz de 2003, pretende visitar em junho o Brasil e se reunir com a presidente Dilma Rousseff.

A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O governo não confirma os planos de recebê-la, mas fontes na organização da viagem disseram à Folha que a militante irá a Brasília.

O programa de Ebadi no país deve incluir encontros com autoridades e sociedade civil, além de uma palestra no Fronteiras do Pensamento, evento que reúne todo ano em Porto Alegre grandes intelectuais de vários países.

Uma das mais expressivas figuras da oposição ao presidente Mahmoud Ahmadinejad, a advogada criticou o silêncio do governo Lula sobre violações de direitos humanos no Irã e cobra de Dilma que condene Teerã.

Fontes ligadas a Ebadi dizem não querer pressionar o Brasil a se distanciar do Irã e que seu objetivo é fazer com que temas sensíveis, como repressão à oposição e liberdade política e religiosa, sejam incluídos na pauta bilateral.

Ebadi, 63, vive no Reino Unido desde que fugiu do Irã em 2009, quando se envolveu no movimento de protesto contra a reeleição controversa de Ahmadinejad. A Embaixada do Irã em Brasília disse à Folha não ter objeção à visita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página