Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2011 - 16h43

Governo venezuelano detém traficantes da Colômbia, Holanda e Canadá

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS

O Governo venezuelano informou neste domingo que deteve três traficantes de drogas de nacionalidades colombiana, holandesa e canadense, procurados com "notificação vermelha", o nível mais alto da Interpol, e que serão expulsos do país nos próximos dias.

O ministro do Interior da Venezuela, Tareq El Aissami, disse à imprensa que as detenções realizadas na semana passada refletem "a resolução inflexível do governo de combater o tráfico de drogas e das organizações criminosas dedicadas a esse comércio criminoso".

El Aissami detalhou que em na última quarta-feira foi detida em Caracas a Gloria Rojas, de 56 anos, procurada por um tribunal de Nova York por "importação de substâncias controladas. Neste caso, cocaína".

O ministro explicou que Gloria representava o cartel mexicano Los Zetas e era companheira do também colombiano Luis Frank Tello, membro do mesmo grupo e entregue aos Estados Unidos em junho de 2010 depois de ter sido preso em Caracas.

Um dia depois, ainda segundo o ministro, foi detido na ilha venezuelana de Margarita o canadense Robert Stead, acusado em seu país pelo envio de heroína para Canadá, Estados Unidos e Europa.

Por fim, El Aissami informou a captura de Anton Herbam Merk, na última sexta-feira. O holandês, de 61 anos, vinha sendo procurado em seu país "por vínculos com diversas organizações criminosas da Colômbia e por tráfico de substâncias entorpecentes e psicotrópicas".

De acordo com o ministro, Merk traficava para a Europa cocaína, heroína e outras drogas, e está acusado na Colômbia de enviar, de barco, drogas da Venezuela para Amsterdã, além de ser acusado de mandar duas toneladas de cocaína em um avião privado da Colômbia para a Bélgica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página