Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 01h55

Ex-banqueiro suíço entregará dados de clientes ao WikiLeaks

Publicidade

DA EFE

Um ex-banqueiro suíço anunciou que nesta segunda-feira (17) entregará ao WikiLeaks cerca de 2.000 nomes de titulares de contas correntes no estrangeiro e suspeitos de evasão fiscal, segundo o jornal suíço "Der Sonntag".

Rudolf Elmer, que foi demitido do banco privado Julius Baer em 2002, oferecerá a informação contida em dois discos compactos durante uma entrevista coletiva em Londres e na quarta-feira será julgado na Suíça por violar as regras do sigilo bancário.

Os discos contêm os nomes, transações e detalhes das contas correntes de cerca de 2.000 clientes de bancos que enviaram seu dinheiro ao estrangeiro para obter benefícios fiscais, indicou o jornal suíço.

"Os documentos mostram que (os clientes) se escondem por trás do sigilo bancário e que, possivelmente, o fazem para evitar impostos", afirma na entrevista o ex-banqueiro.

"Entre os clientes aparecem grandes homens de negócios, artistas e cerca de 40 políticos", assegura Elmer.

No entanto, a informação não aparecerá de maneira imediata na internet. "O WikiLeaks verificará os dados e se se trata realmente de evasão fiscal, os publicará depois", explicou Elmer.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página