Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 07h27

China desmente planos de enviar tropas à Coreia do Norte

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PEQUIM (CHINA)

A China negou nesta segunda-feira que esteja negociando com a Coreia do Norte o envio de tropas para a península coreana, como afirmou no último sábado (15) um jornal da Coreia do Sul.

Este projeto "não existe", declarou Hong Lei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

"A China não enviará um só soldado a um país estrangeiro sem a aprovação da ONU", corroborou outro funcionário da diplomacia chinesa, que pediu o anonimato, em entrevista ao jornal "Global Times".

No sábado, o jornal sul-coreano "Chosun Ilbo" afirmou que Pequim e Pyongyang discutem a mobilização de tropas chinesas na Coreia do Norte, o que não acontece desde 1994.

Segundo o "Chosun Ilbo", que cita um alto dirigente sul-coreano não identificado, os dois países teriam debatido recentemente os detalhes desta mobilização militar na cidade de Rason, perto da fronteira com a Rússia.

Os militares chineses protegeriam as futuras instalações portuárias da China, dando a Pequim um acesso ao mar do Japão.

De acordo com um alto funcionário sul-coreano de segurança, a medida permitiria ainda à China intervir em caso de instabilidade na península coreana.

As últimas tropas chinesas deixaram a Coreia do Norte em 1994, quando Pequim se retirou da Comissão Militar do Armistício assinado em 1953, que pôs fim à guerra entre as duas Coreias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página