Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2011 - 12h47

Mulher do presidente de Israel morre aos 87 anos

Publicidade

DA EFE

Sonia Peres, mulher do presidente de Israel, Shimon Peres, morreu nesta quinta-feira aos 87 anos, em sua casa no norte de Tel Aviv.

O governo não divulgou a causa da morte, mas a imprensa israelense cita causas naturais. Sonia foi encontrada morta por seus netos, que foram até sua casa para uma visita, segundo um deles, Rafi Valdan. O presidente não estava na casa no momento da morte de sua mulher, mas se dirigiu ao local assim que recebeu a notícia.

Nascida na Ucrânia em 1923, Sonia emigrou quando tinha apenas quatro anos com seus familiares para o então Protetorado Britânico da Palestina. Ela passou a infância em Ben Shemen, região hoje no centro de Israel.

AFP
Sonia Peres aparece ao lado do marido, o presidente de Israel, em foto de 1984
Sonia Peres aparece ao lado do marido, o presidente de Israel, em foto de 1984

Sonia se alistou como voluntária no Exército britânico durante a Segunda Guerra (1939-1945), mas voltou a Israel no fim do conflito. Pouco depois, casou-se com Peres.

A imprensa israelense afirma que Shimon e Sonia se distanciaram nos últimos anos, diante da recusa do presidente de se afastar da política, como ela desejava. Desde então, ela foi morar em Tel Aviv e Shimon permaneceu na sede oficial da PResidência, em Jerusalém.

Sonia optava por manter um perfil discreto e sempre manteve distância da vida pública. Ela teve três filhos, Tzvia, Yonatan e Hemi.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página