Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2011 - 09h02

Pesquisas indicam reeleição do presidente Cavaco Silva em Portugal

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O chefe de Estado de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, se mantém como favorito para ganhar as eleições presidenciais do próximo domingo já no primeiro turno, segundo três pesquisas publicadas pela imprensa local nesta sexta-feira, último dia de campanha.

O conservador Cavaco, embora com ligeira queda nas intenções de voto, obtém entre 54,6% e 59% de apoio popular, segundo as pesquisas. Seu principal rival, o candidato do Partido Socialista (PS), Manuel Alegre, também registra baixa e possui entre 22% e 25%.

Francisco Leong-17jan.10/AFP
Anibal Cavaco Silva faz campanha pela reeleição nas ruas de Espinho; ele é favorito no pleito de domingo em Portugal
Anibal Cavaco Silva faz campanha pela reeleição nas ruas de Espinho; ele é favorito no pleito de domingo em Portugal

Os outros quatro candidatos possuem um reduzido respaldo eleitoral. O independente Fernando Nobre tem 10%, o comunista Francisco Lopes obtém entre 5% e 8,2% e os também independentes José Manuel Coelho e Defensor Moura registram apoio de aproximadamente 2%.

Ele liderou as pesquisas há dois meses com cerca de 60% de apoio. Em seu último comício, pediu um comparecimento em massa às urnas que garanta sua vitória no primeiro turno e evite as despesas e a instabilidade política de uma segunda votação.

Alegre, que foi o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais de cinco anos atrás --vencidas por Cavaco no primeiro turno--, insiste em criticar o atual chefe de Estado, esperando que o rival não obtenha a metade dos sufrágios e tenha de disputar com ele o segundo turno.

Os seis candidatos, que centraram sua campanha na grave crise econômica que atinge Portugal, fazem comícios de encerramento nesta sexta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página