Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2011 - 07h44

Para imprensa chinesa, visita de presidente aos EUA foi um "grande sucesso"

Publicidade

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Sob forte controle estatal, a imprensa chinesa classificou nesta sexta-feira de "grande sucesso" a visita aos EUA do dirigente máximo do país, Hu Jintao, e minimizou divergências com Washington sobre direitos humanos, política monetária e propriedade intelectual.

Em editorial, o jornal "Global Times" disse que a viagem de Hu "merece o aplauso do mundo" e "afastou quaisquer temores de que uma nova Guerra Fria poderia irromper entre a China e os EUA".

Segundo o jornal, controlado pelo Partido Comunista e um tradicional crítico dos EUA, os dois países "estão tentando moldar uma nova civilização política". A manchete de sexta-feira foi: "Visita de Hu, "um grande sucesso"".

As publicações chinesas destacaram também os detalhes do jantar oferecido a Hu na quarta-feira, como o cardápio e as apresentações musicais.

Susan Walsh-19.jan.11/Associated Press
Barack Obama e Hu Jintao caminham pelo jardim sul da Casa Branca,em Washington, no primeiro dia da visita do chinês
Barack Obama e Hu Jintao caminham pelo jardim sul da Casa Branca,em Washington, no primeiro dia da visita do chinês

Em edição pouco comum, o diário "China Daily" usou toda a primeira dobra da capa para uma foto tirada na Casa Branca com Barack e Michelle Obama ao lado do líder chinês.

No campo econômico, ênfase para o pacote de exportação de US$ 45 bilhões dos EUA para a China e poucas referências a divergências em aberto, como a política cambial, protecionismo (áreas em que ambos países trocam acusações) e propriedade intelectual, esta uma preocupação americana.

Houve bastante espaço até para a decisão do governo chinês de estender por mais cinco anos a permanência de dois pandas emprestados ao zoológico de Washington.

A China costuma enviar pandas a países como sinal de bom relacionamento diplomático, a chamada "diplomacia panda". Em 1972, por exemplo, um casal foi enviado aos EUA após a histórica visita do então presidente Richard Nixon.

Destaque na mídia internacional, o tema dos direitos humanos foi apenas mencionado pelos jornais chineses.

A preocupação foi tanta que o sinal de TV da BBC na China foi cortado na quinta-feira no momento em que o próprio Hu aparecia falando sobre direitos humanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página