Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 02h18

Dois guerrilheiros morrem em combates entre militares e Farc

Publicidade

DA EFE

Pelo menos dois guerrilheiros morreram e outro foi detido como consequência dos combates registrados nas últimas horas entre militares e a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no sudoeste da Colômbia, informou neste sábado o governo do país.

Fontes militares citadas pela imprensa local falam de oito mortos (seis rebeldes e dois soldados) e quatro guerrilheiros desaparecidos, mas esses números não foram confirmados pelo ministro da Defesa, Rodrigo Rivera, que informou do resultado dos combates.

Os confrontos entre o Exército e a Sexto Frente das Farc aconteceram no departamento do Cauca (sudoeste), em uma zona rural especialmente conflituosa próxima ao município de Caloto, que sofre habitualmente ataques da guerrilha.

Durante um conselho de segurança liderado na cidade de Cali (sudoeste), Rivera denunciou que as Farc usam os indígenas como "escudos humanos" em seus enfrentamentos com as forças de segurança em departamentos como Cauca, onde há muitas comunidades aborígines.

"Essa prática viola todas as disposições do Direito Internacional Humanitário, compromete a segurança e envolve abusivamente a população indígena indefesa", disse o ministro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página