Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 07h25

Portugal abre as urnas para presidente; Cavaco Silva é favorito à reeleição

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os colégios eleitorais abriram às 8h (6h de Brasília) deste domingo para que 9 milhões de eleitores possam votar no novo presidente. O conservador Aníbal Cavaco Silva é amplo favorito à reeleição, com média de 60% de intenção de voto nas últimas pesquisas.

A votação termina às 19h de Lisboa (17h de Brasília), exceto no arquipélago ocidental das Açores, onde os colégios abrem e fecham uma hora depois. Pouco depois, deve começar a sair os resultados das pesquisas de boca de urna.

A campanha foi monótona e sem suspense, apesar de fortemente marcada pela crise econômica, em consequência dos limitados poderes do presidente.

Os portugueses, preocupados com o crescente desemprego e a pobreza, assim como com os três planos austeridade adotados em um ano, demonstram pouco interesse por uma votação que tem como única incógnita, segundo os analistas, o nível de abstenção, que pode estabelecer um recorde.

O principal rival de Cavaco Silva, um economista de 71 anos respaldado pelo conjunto da direita, é o poeta Manuel Alegre, apoiado pelo Partido Socialista e pelo Bloco de Esquerda, mas que ficaria apenas com entre 20% e 27% dos votos nas pesquisas. A eleição tem ainda outros quatro candidatos menos expressivos.

Em 2006, Alegre, 74, surpreendeu ao superar, com 20,7% dos votos, o candidato do Partido Socialista, o ex-presidente Mario Soares (14,3%).

Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro entre 1985 e 1995, ganhou no primeiro turno há cinco anos com 50,5% dos votos.

"Quanto ao resultado final não há incerteza", destaca João Marcelino, diretor do jornal "Diário de Notícias", lembrando que em Portugal todos os presidentes no cargo foram reeleitos no primeiro turno.

"Tudo isto não interessa ninguém", afirmou Carlos, 38, dono de um pequeno restaurante popular em Lisboa.

"As pessoas têm outras preocupações. Além disso, francamente, está claro que o presidente não serve para nada", completa a mulher do empresário, Catarina, que distribui aos clientes os anúncios dos vizinhos que procuram emprego.

Em Lisboa, a campanha foi praticamente invisível, sem cartazes ou panfletos, com os principais partidos relegados a uma eleição extremamente personalizada, em virtude do papel essencialmente moral do chefe de Estado, apesar do presidente ter a capacidade de dissolver o Parlamento.

No interior do país, os seis candidatos tentaram intensificar o contato com o povo, nos mercados ou em jantares partidários.

Mas o país ficou sem um debate de conteúdo e Cavaco Silva se negou de forma sistemática a responder aos ataques dos adversários, amparado pela condição de chefe de Estado, o que segundo ele o impede de ter "envolvimento nas lutas político-partidárias" ou "comentar declarações políticas".

Mesmo o caso do banco BPN, vinculado aos lucrativos investimentos financeiros feitos por Cavaco Silva na década de 2000, foi esvaziado com o silêncio indignado do candidato presidente, depois de ter monopolizado os meios de comunicação por vários dias.

Finalmente, os boatos de que Lisboa vai pedir ajuda internacional para enfrentar a crise fiscal aumentou ainda mais, segundo os analistas, a desmobilização dos eleitores, ao mesmo tempo que Cavaco Silva intensificava as críticas ao governo socialista, acusado de ter atuado "muito tarde" ante o descontrole das finanças públicas.

"As pessoas sabem que não é o presidente que governa", comenta a cientista política Marina Costa Lobo. "O presidente é um personagem importante, mas não quem soluciona os problemas econômicos. Quando os portugueses observam que o primeiro-ministro vai a Bruxelas para anunciar medidas de austeridade, entendem que o governo decide pouco e o presidente muito menos", conclui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página