Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 10h06

Ataques atribuídos aos EUA matam seis em reduto taleban no Paquistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos seis pessoas morreram neste domingo em dois ataques de mísseis atribuídos a aviões não tripulados dos Estados Unidos, no reduto do grupo islâmico Taleban no Waziristão do Norte.

No primeiro ataque, a aeronave lançou dois mísseis contra um carro e uma casa na vila de Doga Mada Khel, matando quatro supostos militantes, disseram fontes de inteligência.

Horas depois, um avião lançou mais dois mísseis contra dois suspeitos em uma moto, na mesma vila. Eles morreram na hora.

A identidade das vítimas não foram reveladas, mas Doga Mada Khel é reconhecidamente controlada por homens do poderoso militante Hafiz Gul Bahadur. Seu grupo e outros militantes do Waziristão do Norte lançam ataques frequentes contra as tropas americanas no Afeganistão.

O Waziristão do Norte é considerado o principal refúgio dos talebans paquistaneses e uma base de retaguarda dos talebans afegãos que combatem as tropas afegãs e da Otan do outro lado da fronteira.

O distrito é um reduto da rede Haqqani, envolvida em muitos ataques dentro do Afeganistão, como o atentado suicida que matou sete agentes da CIA em dezembro de 2009 em Khost.

Os militares americanos não confirmam os ataques de aviões não tripulados, mas suas Forças Armadas e a CIA, que operam no Afeganistão, são as únicas que têm estas aeronaves na região.

Oficialmente, Islamabad nega que autorize os ataques de aviões não tripulados e chegou diversas vezes a criticá-los por ameaçar civis e romper com a soberania nacional. Fontes paquistanesas e dos EUA, contudo, afirmam que existe um consentimento tácito e que os serviços de inteligência dos dois países compartilham informação sobre os alvos.

Um relatório recente do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz afirma que aviões americanos não tripulados efetuaram 32 ataques deste tipo em 2008 e 51 em 2009.

Os agentes de combate ao terrorismo nos EUA veem nestes ataques uma forma eficiente de combater grupos terroristas e prejudicar suas operações, sem colocar em risco agentes do país.

Com poucas opções de ferramentas para enfrentar militantes escondidos em áreas tribais remotas e regiões montanhosas, o programa de aviões não tripulados encontra apoio no Congresso e foi significativamente ampliado no governo de Obama.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página