Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 13h36

Explosão em mina na Colômbia deixa mais de 30 soterrados

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma explosão em uma mina de carvão no nordeste da Colômbia matou ao menos 20 trabalhadores nesta quarta-feira e deixou outros seis feridos devido a um desmoronamento causado por um vazamento de gás, informaram autoridades.

A explosão é a última em uma série de acidentes em minas na América do Sul, incluindo o caso de repercussão internacional do Chile em agosto, que deixou 33 trabalhadores isolados em uma mina subterrânea até que fossem resgatados. Em junho, uma explosão matou cerca de 70 mineiros na Colômbia.

"Eles acabaram de me dizer que há 20 mortos e seis feridos", disse Marisa Fernández, da reguladora Ingeominas na província de Norte de Santander, onde o acidente ocorreu.

Ela disse à agência de notícias Reuters, por telefone, que a explosão, ocorrida na mina La Preciosa, deve ter sido causada por gás metano.

Em novembro, nove trabalhadores morreram em duas pequenas minas de carvão na província de Cundinamarca.

ACIDENTE NA POLÔNIA

Três mineiros morreram depois de um desmoronamento em uma mina de cobre no sudoeste da Polônia no ano passado.

Um forte tremor causou o desmoronamento na mina Rudna, propriedade da segunda maior produtora de cobre da Europa, a KGHM, localizada próxima à cidade de Polkowice.

"Vinte e sete mineiros estavam no subsolo nessa região quando o tremor ocorreu. Vinte e quatro pessoas foram retiradas, e duas foram levadas ao hospital", disse o porta-voz da KGHM, Dariusz Wyborski.

Uma equipe de resgate encontrou os corpos dos três homens, que tinham 20, 32 e 35 anos de idade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página