Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 21h01

Jornal do Irã "censura" decote da chefe de diplomacia da UE

Publicidade

DE SÃO PAULO

Jornais iranianos retocaram imagens da chefe de diplomacia da União Europeia (UE) Catherine Ashton durante reuniões em Istambul, na Turquia, sobre o controverso programa nuclear de Teerã, indica o site de notícias do Irã www.asiran.com.

De acordo com o site, nas imagens originais de Ashton ao lado do negociador-chefe da República Islâmica para o setor nuclear, Said Jalili, o decote da diplomata era mais revelador do que a versão final que apareceu em alguns jornais iranianos.

Salih Zeki Fazlioglu/Efe
Reprodução da capa do jornal "Hamshahri", que manipulou a foto da chefe da diplomacia da União Europeia
Reprodução da capa do jornal "Hamshahri", que manipulou a foto da chefe da diplomacia da União Europeia

Segundo o jornalista Cyrus Amini, que trabalhou no Irã, a prática é comum na imprensa local, e ocorre devido às diferenças entre as culturas do Ocidente e do país persa.

"Não é algo que tem a intenção de ser ofensivo ou deselegante, ou para tentar danificar a imagem de alguém, mas sim somente para evitar problemas", acrescentou Amini em entrevista à emissora britânica BBC.

Ashton representou o grupo P5+1 (EUA, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha) nas conversas com o governo iraniano em Istambul na semana passada, que não tiveram resultado conclusivo.

O Ocidente acusa o Irã de manter um programa nuclear com o objetivo de construir a bomba atômica, algo que o país nega.

Desde o ano passado Teerã já sofreu sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), da UE, dos EUA e de outros países.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página