Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 08h56

Mandela recebe tratamento para infecção respiratória aguda

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O vice-presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, participou nesta sexta-feira de uma entrevista coletiva para falar do estado de saúde de Nelson Mandela, 92, cuja hospitalização há dois dias gerou uma onda de preocupação em todo o país.

Mandela recebe tratamento de uma infecção respiratória aguda e deve ser liberado após o fim do tratamento. Na véspera, a Fundação Nelson Mandela disse apenas que ele havia sido internado para exames de rotina.

Gianluigi Guercia/AFP
Primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, está "muito doente"
Primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, recebe tratamento contra doença respiratória

Motlanthe disse que Mandela está bem e não há motivo para temer por sua saúde. "Madiba está bem", disse, usando o nome pelo qual o ícone da luta contra o regime racista do apartheid é conhecido no país.

A polícia foi convocada ontem para controlar o tráfego no Hospital Milpark, em um subúrbio de Johannesburgo, enquanto dezenas de jornalistas, fotógrafos e equipes de televisão se amontoavam na instituição. Vários parentes de Mandela, incluindo sua mulher Graça, foram ao hospital depois de sua admissão.

Mandela se aposentou da vida pública em 2004, pouco antes do seu aniversário de 86 anos, dizendo aos seus fãs: 'Não me liguem, eu ligo para vocês'. Ele não é visto em público desde a Copa do Mundo, em julho passado.

Preso durante 27 anos pelo regime racista, Mandela foi libertado em 1990 e eleito quatro anos mais tarde como o primeiro presidente negro da África do Sul, ao ser abolido o apartheid.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página