Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2011 - 10h03

Transferência de segurança no Afeganistão começa em março

Publicidade

DA REUTERS, EM MUNIQUE

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse neste domingo que anunciará em 21 de março o início de um processo para transferir das forças internacionais para as forças afegãs a responsabilidade da segurança nacional.

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) acertou com o presidente Karzai que começa neste ano o processo de transferência às forças afegãs, com a meta de completá-lo até o final de 2014.

A aliança militar ocidental disse esperar o início do processo --que pretende reduzir gradualmente as 150 mil tropas estrangeiras no país-- no mês que vem.

Em uma conferência de segurança em Munique, Karzai afirmou que o governo afegão está determinado a mostrar liderança, acrescentando: "Eu anunciarei a primeira fase de transição no ano-novo afegão, que é em 21 de março."

Ele disse que isso foi possibilitado por um grande esforço para ampliar o tamanho das forças de segurança afegãs.

A OTAN destacou que a transição será um processo gradual, realizado distrito por distrito e província por província, dependendo das condições de segurança.

A OTAN planejava começar a transferência no fim do ano passado, mas a intenção foi atrapalhada pela lentidão do processo de aprimoramento das forças afegãs e por um aumento da violência insurgente, que chegou aos piores níveis desde a derrocada do Taleban, em 2001.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página