Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2011 - 13h40

Senadora belga propõe greve de sexo até formação de governo

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

A senadora social-democrata flamenga Marleen Temmerman propôs que as mulheres dos negociadores da crise belga declarem uma "greve de sexo" com o objetivo de pressionar um acordo que permita solucionar o bloqueio político no país, que leva mais de meio ano sem Executivo.

Em declarações ao jornal "De Morgen", Temmerman, no Senado desde 2007 e ginecologista de profissão, afirma que "uma greve de sexo poderia funcionar no país, pois é melhor que o cinismo".

A Bélgica vive seu 239º dia sem governo, depois que as eleições do dia 13 de junho do ano passado não alcançaram um acordo entre os sete principais partidos para reformar o Estado e formar uma coalizão de governo.

A senadora, cujos trabalhos de medicina foram publicados no "British Medical Journal", evocou com esta proposta ao mito de Lisistrata, que solucionou assim a batalha entre Atenas e Esparta.

Segundo Temmermans, no Quênia existe um exemplo real que prova que este instrumento pode funcionar.

"Após um ano de mal-entendidos, um movimento de mulheres pediu às esposas dos negociadores para elas não cederem até que se solucionasse o conflito. Uma semana mais tarde, havia um pacto sobre a mesa".

Ao longo destes sete meses, o rei Alberto 2º, um dos poucos elementos de unidade dos belgas, encarregou até seis missões de "conciliação", "mediação", "pré-formação", "esclarecimento" e "informação", para tratar das posições.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página