Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2011 - 14h23

Ex-nazista é acusado em Budapeste por crimes de guerra

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sandor Kepiro, um ex-nazista húngaro de 97 anos, foi acusado de crimes de guerra na Sérvia em 1942, anunciou nesta segunda-feira a Promotoria de Budapeste.

"Segundo a ata de acusação, Sandor Kepiro contribuiu nos dias 21 e 23 de janeiro de 1942 para a perseguição e execução ilegal de civis inocentes quando comandava uma patrulha", anunciou em comunicado.

Em Novi Sad, norte da Sérvia, policiais e soldados húngaros teriam matado mais de 3.000 pessoas, entre sérvios e judeus, não poupando nem mesmo 147 crianças.

"O processo ocorrerá no tribunal de Budapeste", acrescentou o comunicado, sem precisar a data. Por ora, Sandor Kepiro segue em liberdade.

O ex-capitão da polícia, que abandonou a Hungria após a Segunda Guerra Mundial, viveu na Argentina até seu regresso à Hungria em 1996. Ele figura entre os primeiros da lista do centro Wiesenthal, que persegue os ex-criminosos de guerra nazistas.

"Sou inocente e preciso ser absolvido", disse Kepiro à agência de notícias Associated Press, por telefone, de seu apartamento em Budapeste. "Estou de cama e não posso deixar minha casa. Não tenho nada."

Kepiro, que fará 97 anos na sexta-feira (18), disse que gostaria de voltar para sua família na Argentina e ficar lá, em uma casa para idosos.

A maioria dos que foram mortos no início da ocupação nazista da Iuguslávia na Segunda Guerra Mundial era de judeus, sérvios e ciganos --também conhecidos como Romani. Cerca de 550 mil judeus húngaros e 50 mil Romanis morreram no Holocausto.

A Hungria se juntou às nações do Eixo após o início da guerra, mas foi ocupada pela Alemanha em 1944 depois de tentativas de negociações de paz com os poderes aliados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página