Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2011 - 09h57

Partidários do governo perseguem manifestantes no Iêmen

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Brandindo paus e adagas, centenas de partidários do governo do Iêmen perseguiram nesta quinta-feira um pequeno grupo de manifestantes que tentava iniciar o sétimo dia de protestos --inspirados nas revoltas populares na Tunísia e no Egito-- contra o ditador do país, Ali Abdullah Saleh, no poder há 32 anos.

A polícia perdeu o controle sobre o grupo governista que tentava atacar cerca de cem oposicionistas reunidos na Universidade de Sanaa. Mas depois, quando os manifestantes fugiam, os policiais conseguiram evitar que os agressores saíssem no seu encalço por becos da região. Um repórter da agência de notícias Reuters disse que mais tarde o grupo da oposição tentava se reagrupar.

Hani Mohammed/AP
Manifestantes antigoverno (no alto) e pró-governistas jogam pedras uns contra os outros nas ruas de Sanaa
Manifestantes antigoverno (no alto) e pró-governistas jogam pedras uns contra os outros nas ruas de Sanaa

Ao menos 14 manifestantes ficaram feridos e dois fotógrafos foram agredidos, segundo fontes da oposição iemenita. Os ferimentos foram causados por pedras lançadas pelos partidários de Saleh.

Já os fotógrafos --um da agência European Press Photo Agency e outro da francesa France Presse-- foram atacados e ainda tiveram suas máquinas confiscadas por simpatizantes do regime.

Os protestos são mais um problema para Saleh, país aliado dos Estados Unidos que enfrenta também a atividade da rede terrorista Al Qaeda e rebeliões no norte e no sul do país, um dos mais pobres do mundo árabe.

Os protestos vêm sendo convocados apenas por mensagens de celular e pelo site de relacionamentos Facebook, sem envolvimento dos partidos políticos. Grupos pró-governo também se mobilizam para conter as manifestações, às vezes com violência.

Na quarta-feira, um manifestante foi morto na cidade portuária de Áden (sul), quando a polícia fez disparos para conter os manifestantes. Foi a primeira morte desde o início da onda de protestos.

Saleh, que tem visitado províncias do país diariamente para tentar reforçar sua base de apoio, disse nesta quinta-feira que formará uma comissão para investigar os incidentes em Áden.

Em Sanaa, partidários de Saleh acampam há uma semana na praça Tahrir, a principal da cidade --e homônima do epicentro dos protestos no Egito--, para evitar que ela seja ocupada por manifestantes.

Mas em Taiz, ao sul de Sanaa, os manifestantes antigoverno ocuparam a praça principal dias atrás. Milhares de pessoas chegam a se concentrar ali durante as noites, e o número diminui ao alvorecer.

CONCESSÕES

Na opinião de Khaled Fattah, acadêmico especializado em Iêmen na Universidade Saint Andrews, da Escócia, Saleh tem menos chances de ter o mesmo destino do egípcio Hosni Mubarak, deposto após 18 dias de protestos, porque no Iêmen a autoridade é mais fragmentada, e não existe uma classe média forte como no Egito.

Ahmad Gharabli/AFP
Manifestante antigoverno joga pedras contra partidários do regime durante enfrentamento em Sanaa
Manifestante antigoverno joga pedras contra partidários do regime durante enfrentamento em Sanaa

"A continuidade dos protestos, no entanto, pode pressionar o governo de Saleh a oferecer mais concessões políticas ao movimento [separatista] do sul. Tais concessões poderiam levar à adoção de um sistema federal", acrescentou Fattah.

Saleh já fez algumas concessões, como a promessa de deixar o poder em 2013 e não transferi-lo ao seu filho. Partidos de oposição aceitaram uma oferta de diálogo com o governo, mas manifestações espontâneas continuam ocorrendo --embora já não mais atraindo dezenas de milhares de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página