Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2011 - 18h27

Homem ateia fogo ao próprio corpo em protesto no Senegal

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após se espalhar por diversos países do Oriente Médio e da África, a onda de protestos motivados em sua grande maioria pelas insatisfações com o desemprego e a pobreza e a exigência de abertura política em regimes autocráticos chegou nesta sexta-feira ao Senegal, país do oeste da África localizado na região sub-saariana, quando um homem ateou fogo ao próprio corpo em frente ao palácio presidencial na capital Dacar.

Testemunhas relataram que o homem segurava um documento em suas mãos e que caiu após as chamas tomarem conta de seu corpo, antes de ser levado a um hospital.

Uma emissora de rádio comercial diz que o homem era um soldado e que estava usando seu uniforme durante a tentativa de autoimolação.

O Senegal é um país muçulmano considerado moderado e supostamente democrático, embora esteja imerso numa das piores crises energéticas das últimas décadas. O custo de vida também subiu absurdamente nos últimos anos.

O país é governado pelo presidente Abdoulaye Wade desde 2000, que busca um terceiro mandato e também parece querer emplacar o filho numa linha sucessória.

Um telegrama diplomático dos EUA divulgado pelo WikiLeaks diz que os dois aparentemente "preparam o caminho para uma sucessão presidencial dinástica".

ENTENDA

Após a derrubada dos ditadores Zine el Abidine Ben Ali, na Tunísia, e Hosni Mubarak, no Egito, protestos tomaram conta de diversas nações do Oriente Médio e da África. Veja no mapa abaixo:

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página