Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2011 - 17h55

Milhares de palestinos protestam pelo veto dos EUA na ONU

Publicidade

DA EFE, NA CISJORDÂNIA

Cerca de 3.000 palestinos protestaram neste domingo na cidade cisjordaniana de Ramala pelo veto dos Estados Unidos na sexta-feira a resolução no Conselho de Segurança da ONU contra a colonização judaica.

"EUA são parciais", "Não podemos negociar com os EUA" e "A ANP [Autoridade Nacional Palestina] não deve continuar as negociações" foram alguns dos slogans de cartazes carregados pelos manifestantes, concentrados em uma praça central.

O protesto foi organizado pelo movimento Fatah, liderado pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Neste domingo, o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, criticou o veto americano durante visita em um povoado ao norte da Cisjordânia.

Na sexta-feira, Washington freou uma resolução, apoiada por 130 países, que condenava à contínua ampliação israelense dos assentamentos judaicos nos territórios palestinos e que obteve o "sim" dos outros 14 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na véspera, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, garantiu que a solidão dos EUA em sua rejeição à proposta representa uma "vitória" da diplomacia, embora matizou que não pretende "boicotar" a Administração de Barack Obama, mediadora nas paralisadas negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Washington havia tentado --incluindo duas ligações de Obama ao presidente Abbas-- que os palestinos retirassem a proposta de resolução para evitarem o isolado no veto a uma medida com amplo apoio.

Por sua vez, o movimento islamita Hamas, que governa na Faixa de Gaza, garantiu que o veto "revela a realidade do claro apoio dos EUA" às ações de Israel contra o povo palestino.

Por outro lado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reiterou nesta manhã sua satisfação pelo apoio americano e ressaltou seu compromisso com o diálogo de paz com os palestinos, estagnado desde setembro.

"Israel agradece profundamente esta decisão e seguimos comprometidos em avançar a paz tanto com nossos vizinhos na região com os palestinos", assinalou ao início do conselho semanal de ministros.

De acordo com Netanyahu, "a decisão americana deixa claro que a única via para paz é a da negociação direta e não as ações nos organismos internacionais, que estão desenhadas para evitar as negociações diretas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página