Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
21/02/2011 - 01h42

Vulcão filipino Bulusan entra em erupção

Publicidade

 

DA EFE

O vulcão Bulusan ao leste das Filipinas entrou nesta segunda-feira em erupção cuspindo uma enorme coluna de cinzas e vapor de até três quilômetros de altura, que cobriu parcialmente as localidades próximas, informaram fontes oficiais.

A explosão se prolongou durante 19 minutos e "foi acompanhada de um som estrondoso que foi escutado a dez quilômetros de distância", segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs).

O monte fica na província de Sorsogon, 250 quilômetros ao sudeste de Manila.

O Phivolcs recomendou aos moradores que permaneçam a uma distância de pelo menos quatro quilômetros do vulcão, já que existe risco de explosões repentinas e expulsões de fumaça e cinzas.

As autoridades também advertiram aos pilotos de aviões que evitem sobrevoar a região próxima ao cume do Bulusan e sobre o perigo de deslizamentos de terra em rios e vales.

Cerca de 3.000 pessoas abandonaram suas casas em novembro do ano passado depois que o mesmo vulcão cuspiu outra coluna de cinza e vapor de dois quilômetros de altura.

Kit recebido/EFE
Vista do vulcão Bulusan em erupção no leste das Filipinas
Vista do vulcão Bulusan em erupção no leste das Filipinas
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade