Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 08h13

"Exaltados" tentam imitar Tunísia, afirma mídia oficial chinesa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PEQUIM

A imprensa oficial chinesa afirma nesta segunda-feira que "exaltados" tentaram no domingo "imitar a Revolução do Jasmim" da Tunísia e insiste que uma revolução na China é "impossível".

"Não há vontade coletiva a favor de uma revolução na China", afirma o jornal "Global Times", conhecido por seu nacionalismo.

"Algumas pessoas em Pequim, Xangai e várias outras cidades da China tentaram ontem imitar a Revolução do Jasmim", destaca o jornal em um editorial.

"Estas pessoas são como os mendigos nas ruas, não desaparecem nunca, enquanto o restante do país avança", completou o jornal, antes de ressaltar que os manifestantes se limitavam a "alguns exaltados".

O "Diário do Povo", publicação oficial do Partido Comunista chinês, pediu "maturidade" aos cidadãos, além de "coesão social".

"Alguns intelectuais pensam que sua missão é criticar. Esta visão é parcial e serve inclusive de desculpa para elementos irresponsáveis", opina o jornal.

A polícia organizou uma grande operação no domingo em 13 cidades da China nas quais manifestações haviam sido convocadas pela internet. Várias pessoas foram detidas.

A convocação virtual fez com que o governo chinês censurasse a palavra "jasmim" na internet.

Desde o início dos protestos na Tunísia --chamados de Revolução do Jasmim e que terminou com a saída do país do ditador Zine el Abidine Ben Ali--, Pequim tenta restringir a cobertura da imprensa sobre as manifestações populares, estimuladas pelo desemprego, a alta dos preços e um governo não democrático.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página