Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 10h56

Atentado deixa ao menos 30 mortos no norte do Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um atentado realizado por um homem-bomba matou ao menos 30 pessoas nesta segunda-feira em um prédio do governo no norte do Afeganistão, segundo informaram autoridades, enquanto a violência se espalha pelo país mesmo antes de uma operação militar prevista para este semestre.

O ataque ocorreu por volta do meio-dia no distrito de Sahib, na província de Kunduz, que tem sido o centro de uma frente crescente do grupo radical islâmico Taleban.

De acordo com Mohammad Ayoub Haqyar, chefe do distrito de Emam Saheb, o suicida realizou o ataque quando pessoas estavam aguardando em fila para receber suas carteiras de identidade dentro de um prédio do governo. O chefe de polícia de Kunduz, Abdul Qayum Ebrahimi, disse que três policiais estavam entre os mortos e muitos civis estavam feridos.

"Estávamos em uma reunião. Foi uma explosão muito poderosa", afirmou Ebrahim. "As pessoas haviam se reunido na porta do departamento para conseguir cartões de identificação."

Kunduz se tornou um foco de ataques nos últimos dois anos, à medida que a insurgência se espalha das bases tradicionais do Taleban no sul e no leste para as áreas que eram antes pacíficas.

Em outubro, uma explosão matou o governador da província, Mohammad Omar, e 19 outras pessoas em uma mesquita lotada na província vizinha de Takhar. Omar foi morto poucos dias depois de ter alertado sobre ameaças crescentes feitas pelo Taleban e guerreiros estrangeiros no norte do país.

As forças afegãs e da Otan (Organização Tratado do Atlântico Norte) também estavam investigando dois graves incidentes envolvendo vítimas civis. O último ataque matou seis pessoas quando um bombardeio aéreo mal-direcionado atingiu uma residência na província de Nangarhar, no leste do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página