Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 06h26

Navios de guerra iranianos entram no canal de Suez

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Dois navios de guerra iranianos entraram no canal de Suez na manhã desta terça-feira para passar ao Mediterrâneo, o que não acontecia desde 1979 e foi chamado de "provocação" por Israel.

"Os dois navios entraram no canal às 05h45 (0h35 de Brasília) para passar ao Mediterrâneo", afirmou à France Presse uma fonte da administração do local.

Em geral, um navio demora de 12 a 14 horas para cruzar o canal.

Uma fonte do Conselho Supremo do Exército egípcio declarou na noite de segunda-feira ao canal privado Dream que a autorização foi concedida em acordo com a Convenção de Constantinopla de 1888, que autoriza a passagem de navios militares pelo canal de Suez.

O Egito autorizou a passagem dos navios pelo canal de Suez depois de enviar sinais contraditórios. Primeiro afirmou que não havia recebido nenhuma solicitação e depois deu a entender que os dois navios estavam bloqueados.

Segundo a agência oficial iraniana Fars, os dois navios são o "Kharg", barco de reabastecimento e apoio de 33.000 toneladas, e a fragata de patrulha "Alvand", ambos de fabricação britânica.

O "Kharg", com 250 tripulantes, pode transportar até três helicópteros. O "Alvand" está equipado com torpedos e mísseis.

Israel, que considera o Irã um grave perigo para sua segurança, denunciou uma "provocação" por meio do ministro das Relações Exteriores, o falcão da direita nacionalista Avigdor Lieberman.

Segundo uma fonte diplomática iraniana, os dois navios devem fazer uma visita de "rotina" nos próximo dias à Síria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página