Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 06h32

Tailândia liberta 7 líderes dos "camisas vermelhas" em Bancoc

Publicidade

DA EFE

Sete líderes do movimento dos "camisas vermelhas" foram libertados nesta terça-feira na Tailândia, após passarem nove meses presos por terem instigado os protestos que causaram 91 mortos em Bancoc, informaram fontes judiciais.

O Tribunal Penal da capital tailandesa concedeu a liberdade mediante o pagamento de uma fiança de 600 mil bat (cerca de R$ 33 mil).

A saída dos líderes do movimento que exige a renúncia do governo de Abhisit Vejjajiva está condicionada a não participarem de atos violentos e não deixaram o país.

Entre os libertadores estão Veera Musigapong e Natthawut Saikua, dois dos dirigentes mais relevantes da Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura.

Desde setembro, os "camisas vermelhas" se manifestam duas vezes por mês em Bancoc para reivindicar a liberdade de seus chefes, presos sob acusações de terrorismo e de violar o estado de exceção.

O movimento antigovernamental ocupou entre abril e maio de 2010 amplas zonas do coração da cidade, até que o Exército interveio e produziu um banho de sangue que terminou com 91 mortos, quase 1.900 feridos e muitos danos materiais.

A Tailândia atravessa uma grave crise política desde 2006, quando o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra foi derrubado após um golpe de estado.

Shinwatra, um multimilionário foragido da Justiça, é considerado o líder espiritual dos "camisas vermelhas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página