Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 07h45

Oposição à ditadura líbia é incipiente e fragmentada

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mesmo que o ditador Muammar Gaddafi seja varrido do poder pela população, numa repetição do que ocorreu na Tunísia e no Egito, a Líbia teria poucas condições de seguir uma transição pacífica e coordenada.

Após quatro décadas de domínio absoluto, violento e arbitrário do clã Gaddafi, a Líbia não tem nem sequer uma frente oposicionista significativa e organizada.

O único partido político autorizado no país é o Congresso Geral do Povo, comandado pelo governo e onipresente nas administrações locais e regionais.

A Irmandade Muçulmana, grupo fundado no vizinho Egito, tem uma filial na Líbia, mas suas ações políticas e sociais foram severamente reprimidas pelo regime.

Grupos religiosos líbios se uniram ontem para divulgar comunicado dizendo que é obrigação de todos os muçulmanos se rebelarem contra Gaddafi por causa dos "numerosos crimes sangrentos contra a humanidade".

Mas as lideranças islâmicas líbias estão divididas e não têm grande representatividade nem notoriedade.

O mesmo ocorre com grupos políticos dissidentes radicados no exterior. Entre eles estão o Movimento Líbio por Reforma, com sede em Londres, a Aliança Nacional Líbia, no Cairo, e a Frente Nacional pela Salvação da Líbia, em Cartum.

"Qualquer período pós-Gaddafi estará repleto de incertezas", afirmou à agência de notícias Reuters Philip McCrum, analista e consultor britânico especializado em Oriente Médio.

"A oposição no exílio é pequena e descoordenada. Portanto, será preciso um longo período para que uma nova ordem política se estabeleça, e enquanto isso as tensões políticas serão fortes entre os diversos grupos rivais, entre os quais tribos, o Exército, os movimentos islâmicos e os liberais, todos disputando o poder", afirmou McCrum.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página