Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2011 - 08h00

Após 3 meses, rei volta à Arábia Saudita e anuncia benefícios

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O rei Abdullah retornou nesta quarta-feira à Arábia Saudita após passar três meses em tratamento médico no exterior e anunciou medidas sociais para beneficiar civis, estudantes e outros cidadãos.

Centenas de homens em robes brancos realizaram a tradicional dança das espadas em carpetes especiais colocados no aeroporto de Riad para receber o monarca, que teria 86 anos.

Os apresentadores de TV usavam lenços especiais nas cores da bandeira saudita em uma cobertura intitulada "a alegria da nação".

Gerald Herbert - 3.jun.2009/AP
O presidente norte-americano Barack Obama (à esq.) é recebido e homenageado pelo rei saudita Abdullah, em sua visita à Riad (Arábia Saudita)
O presidente norte-americano Barack Obama (à esq.) é recebido e homenageado pelo rei saudita Abdullah

Pouco antes de sua chegada, o rei anunciou pela agência de notícias estatal o investimento de US$ 10,7 bilhões em um fundo de desenvolvimento que ajudará sauditas a comprar casas, se casar e abrir empresas. Uma estratégia que serviu para acalmar os ânimos da rica nação petroleira em meio aos boatos da saúde do rei.

O valor duplica o investimento inicial do fundo social --que incluiu ainda outras novas medidas como um aumento de 15% no auxílio moradia para os funcionários do governo e um ano de assistência desemprego para os jovens.

As medidas sociais são vistas ainda como uma estratégia para acabar com qualquer sinal de revolta popular, que varre o mundo árabe e já afetou o vizinho Bahrein. Boa parte do conflito está ligada a demandas por mais liberdade política, mas também contra a pobreza endêmica e a pouca preocupação dos governos com a população.

Abdullah passou os últimos meses em tratamento nos Estados Unidos, onde passou por duas cirurgias, uma em novembro e outra em dezembro, após um coágulo sanguíneo ter agravado uma hérnia de disco. Ele passou por um procedimento para estabilizar as vértebras na coluna.

Ele pediu formalmente ao príncipe herdeiro Sultan que comandasse o país durante sua ausência. Autoridades sauditas dizem que Sultan vem trabalhando normalmente este ano, depois de sofrer problemas de saúde não especificados, mas diplomatas afirmam que ele reduziu sua atividade pública e sua carga de trabalho. Sultan é também o ministro da Defesa.

A estabilidade política da Arábia Saudita é uma questão de interesse mundial. O país controla mais de um quinto das reservas mundiais de petróleo, é um aliado vital dos EUA no Oriente Médio, grande detentor de ativos em dólar e sede da maior bolsa de valores dos países árabes.

Em março de 2009, Abdullah nomeou o ministro do Interior, príncipe Nayef, como segundo vice-primeiro-ministro, uma iniciativa que garante a liderança do país no caso de tanto o rei quanto o príncipe herdeiro ficarem fora de condições de governar, e que deixa Nayef bem posicionado para tornar-se rei algum dia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página