Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2011 - 23h50

Al Qaeda pede imaginação nos ataques ao Ocidente

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, convocou os extremistas de todo o mundo a criar novas maneiras de atacar o Ocidente, como fizeram os autores dos atentados de 11 de setembro de 2001.

"Mesmo incapazes de produzir armas iguais as do Ocidente Cruzado, podemos sabotar seus complexos sistemas econômicos e industriais e minar seus poderes, que lutam sem qualquer causa, até que fujam correndo", disse Zawahiri em uma gravação de 35 minutos monitorada pelo centro americano de vigilância de sites islâmicos (SITE).

Zawahiri cita como exemplo deste "pensamento valente e bravo" o uso de aviões como uma "arma poderosa, tal como ocorreu nas benditas operações em Nova York, Washington e Pensilvânia" em 11 de setembro de 2001.

Na mesma mensagem, Zawahiri critica a Igreja Ortodoxa Copta do Egito por provocar os muçulmanos e aguçar o conflito religioso.

O egípcio Zawahiri acusou a Igreja Copta de ser um "perigo" para o Egito, e pediu aos cristãos árabes que evitem enfrentar a Al Qaeda ou se aliar aos Estados Unidos e ao Ocidente.

Zawahiri negou o envolvimento da Al Qaeda no sangrento atentado contra uma igreja copta de Alexandria na noite de Ano Novo, mas considerou que a ação foi "consequência" do comportamento desta instituição cristã.

Na sexta-feira passada, outra mensagem de Zawahiri defendeu a queda do governo de Hosni Mubarak no Egito, qualificado de "regime secular e tirânico que se mantém por meio da opressão e da fraude eleitoral".

Zawahiri acusou Mubarak de estar subordinado aos Estados Unidos e de ser "o líder de todos os sionistas árabes".

Os dois vídeos foram produzidos pelo as-Sahab, braço midiático da Al-Qaeda, e publicado em fóruns jihadistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página