Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2011 - 05h30

Mais de 3 milhões vão às urnas na Irlanda para renovar Parlamento

Publicidade

DA EFE

Pouco mais de três milhões de irlandeses devem ir às urnas nesta sexta-feira em eleição legislativa para escolher, entre 556 candidatos, os 165 novos ocupantes das cadeiras do Parlamento (o "Dáil").

Os colégios da República da Irlanda abriram às 7h da hora local (4h de Brasília) para que o eleitorado eleja seus representantes para os próximos cinco anos nas 43 circunscrições do país.

Como as pesquisas apontam como vencedor o principal partido da oposição, o conservador Fine Gael (FG), de Enda Kenny, os demais partidos irlandeses apelaram à participação em massa da população para evitar a eleição de um governo com maioria absoluta.

As últimas enquetes atribuem ao FG cerca 40% do apoio do eleitorado, pelo que poderia conquistar as 83 cadeiras que permitem governar sozinho.

Nesse contexto, esse partido de ideologia democrata-cristã poderia recorrer a candidatos independentes para realizar eleições parlamentares, prescindindo do Partido Trabalhista, que, segundo as pesquisas, conquistará em torno de 40 cadeiras.

Na sequência, o Sinn Féin, antigo braço político do IRA, obteria 11% dos votos, o que representaria um salto de cinco para 13 deputados, enquanto o governante Fianna Fáil (FF) poderia perder mais de 50 cadeiras.

Os colégios permanecerão abertos até as 22h da hora local (18h de Brasília), e a apuração das cédulas começará na manhã de sábado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página