Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2011 - 14h37

Cúpula da ONU deve proibir venda de armas à Líbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Conselho de Segurança da ONU (Nações Unidas) reunia-se pelo segundo dia consecutivo neste sábado para tentar aprovar sanções severas contra o regime líbio do coronel Muammar Gaddafi com o propósito de deter a sangrenta repressão no país.

Os quinze países-membros do Conselho de Segurança iniciaram as consultas pouco antes das 12h locais (14h de Brasília). Discutem um projeto de resolução redigido pelos países ocidentais que adverte Gaddafi sobre a possibilidade de ele ser julgado por crimes contra a humanidade pela Corte Penal Internacional.

O projeto de resolução prevê um arsenal de sanções, entre elas um embargo sobre a venda de armas à Líbia, a proibição das viagens de Gaddafi e o congelamento de seus bens.

"Surpreendeu que exista tal consenso de pontos de vista entre os membros do Conselho. É um terremoto. Alguma coisa acontece, não apenas no mundo árabe, mas nessa organização", afirmou o embaixador francês na ONU, Gérard Araud.

"A atmosfera no conselho mudou completamente. Ontem havia uma comunidade total de pontos de vista no Conselho em relação às sanções", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página