Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2011 - 14h11

Venezuela homenageia mortos da revolta popular "El Caracazo"

Publicidade

DA ANSA, EM CARACAS

Os restos mortais de 71 venezuelanos assassinados durante a rebelião popular conhecida como 'El Caracazo', que ocorreu em 27 de fevereiro de 1989, foram sepultados no cemitério de Caracas, onde autoridades oficiais prestaram homenagem às vítimas.

A revolta aconteceu nos municípios de Caracas e Guarenas, no Estado de Miranda, durante o segundo mandato do ex-presidente Carlos Andes Pérez.

A população se revoltou contra o pacote de medidas econômicas arquitetadas pelo governo Pérez e solicitadas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que levou ao aumento dos preços dos alimentos e combustíveis. A repressão militar e policial contra os protestos deixou centenas de mortos.

A Procuradora Geral da República, Luisa Ortega Díaz, afirmou, durante o sepultamento, que "nunca se tinha feito uma justa homenagem a essas pessoas". Ela destacou que "a critério do Ministério Público, durante esses dias se produziram graves violações aos direitos humanos".

A procuradora garantiu que "fatos como esse não vão voltar a acontecer na Venezuela porque o governo e suas instituições têm um compromisso com os venezuelanos e respeitam a vida".

Luisa Díaz também afirmou que no setor "La Peste" do cemitério ainda restam cerca de 300 cadáveres em fossa comum por falta de identificação.

Durante o ato, foi exposta uma placa com os nomes das vítimas e erguido um monumento em homenagem aos mortos dessa revolta. Além disso, foi inaugurada uma mostra fotográfica do repórter Francisco Sólórzano, que registrou com sua câmera os acontecimentos de "El Caracazo".

O vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, e o presidente da Assembleia Nacional, Fernando Soto Rojas, estiveram presentes na cerimônia que marcou o início da comemoração dos 22 anos desse conflito.

No domingo, o presidente Hugo Chávez também havia feito um discurso na celebração do 22º aniversário da revolta.

Efe
Hugo Chávez faz discurso, no domingo (27), na celebração do 22º aniversário da revolta popular "El Caracazo"
Hugo Chávez faz discurso, no domingo (27), na celebração do 22º aniversário da revolta popular "El Caracazo"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página