Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2011 - 21h46

"Queremos uma sala de aula global", diz educador Salman Khan

Publicidade

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LONG BEACH, CALIFÓRNIA

Aprender matemática como se aprende a andar de bicicleta. É esta a ideia por trás da Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que reúne mais de 2.000 vídeos gratuitos na internet, com aulas de álgebra, química, biologia e até mesmo astronomia.

"É um vislumbre da educação do futuro", disse Bill Gates sobre o projeto (http://www.khanacademy.org).

O fundador da Microsoft convidou o criador da academia virtual, Salman Khan, para falar no TED, um evento anual que acontece nos EUA com especialistas de diversas áreas.

"Nós invertemos a sala de aula. Classes em casa, e interação na sala de aula. A tecnologia humanizou a educação", disse Khan na sua palestra de 18 minutos, tempo de duração máxima das apresentações do TED.

Através do site, que já tem 1 milhão de inscritos, qualquer pessoa pode ouvir as aulas que têm entre 10 e 20 minutos, em inglês. Professores, pais e educadores podem seguir o desenvolvimento de seus alunos por gráficos no site e identificar as matérias ou assuntos que estão tendo mais dificuldade.

Em Los Altos, uma cidade da Califórnia, uma escola tem quatro salas de aula usando o sistema.

"Queremos dar ao professor a maior quantidade possível de dados. São informações que, em qualquer outra área, seriam esperadas", disse Khan.

O site também pode ser usado por adultos que não tiveram educação formal ou crianças que não têm oportunidade de frequentar uma escola. Através de um grupo virtual, um educador pode escolher um aluno para ajudar outro que está mais atrasado em um tema específico.

"Imagine seu filho ensinando um menino em Calcutá. E esse menino de Calcutá ensinando seu filho", disse Khan, um dos poucos aplaudidos de pé no TED. "Agora imagine uma sala de aula global. É o que queremos fazer."

Khan contou que antes da academia era um analista de hedge funds e começou a fazer os vídeos para ajudar seus sobrinhos. "Minha primeira surpresa foi que eles me disseram que preferiam me ver no Youtube do que ao vivo", disse, rindo.

"Porque no vídeo eles podiam voltar, repetir, ver quando quisessem. Porque ao vivo teriam vergonha de ficar pedindo para eu repetir", disse.

Em setembro de 2009, os vídeos começaram a ficar populares na internet e ele largou o emprego para fundar a academia.

A fundação Bill Gates, cujos filhos costumam ver os vídeos do site, fez doações ao site, que também ganhou um prêmio do Google voltado para "idéias para mudar o mundo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página