Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2011 - 10h28

Sarkozy elogia "grande herança" da civilização cristã na França

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, elogiou nesta quinta-feira o que chamou de "grande herança" da civilização cristã na França, que deve ser assumida e transmitida "sem complexos ou falsa modéstia".

Sarkozy afirmou que pode fazer estas declarações, já que é um presidente laico. Ele visitou Puy-en-Velay, em Haute-Loire (centro), uma das origens na França da peregrinação a Santiago de Compostela.

Philippe Wojazer/Reuters
Presidente da França, Nicolas Sarkozy, visita Catedral de Puy-en-Velay e defende a conservação da identidade da França
Presidente da França, Nicolas Sarkozy, visita Catedral de Puy-en-Velay e defende a conservação da identidade da França

"O cristianismo nos deixou um grande legado de civilização", disse Sarkozy, acrescentando que "é uma oportunidade, mas acima de tudo um dever, [...] transmiti-la às gerações futuras".

Por isso, explicou o presidente, o empenho do governo francês em restaurar a catedral de Puy-en-Velay, considerada patrimônio da humanidade.

"O Estado não pode se abster do dever de conservação e restauro do patrimônio cultural do cristianismo. [Este patrimônio] nos insere no tempo ao longo de uma história secular", disse o presidente, acrescentando que "proteger o nosso patrimônio é proteger a história da França, defendendo os sinais mais concretos de nossa identidade".

O presidente disse ainda que não há identidade sem diversidade. "Nós não devemos nos opor à identidade e à diversidade. Para entender a diversidade, a identidade deve ser respeitada. A França não se pode esquecer do que é e do que foi porque o mundo muda."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página