Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2011 - 11h25

Jacques Chirac vai a tribunal responder por vagas fantasmas

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

Jacques Chirac será na próxima semana o primeiro ex-presidente da França a comparecer a um tribunal, onde responderá por empregos fantasmas durante seu mandato como prefeito de Paris (1977-1995).

Acusado de malversação de fundos, abuso de confiança e uso ilícito de interesses, Chirac, de 78 anos e com a saúde deteriorada, comparecerá apenas na terça-feira ao Tribunal Correcional de Paris, a pedido dos advogados. A audiência de segunda-feira será dedicada a temas de procedimento e nela o ex-presidente será representado por advogados.

Ian Langsdon-22.fev.11/Efe
Ex-presidente Jacques Chirac vai enfrentar julgamento por vagas fantasmas em troca de favores
Ex-presidente Jacques Chirac vai enfrentar julgamento por vagas fantasmas em troca de favores

Segundo a acusação, Chirac manteve cerca de 30 funcionários fantasmas, sete deles um "favor" em benefício da União para a República, predecessor da governista União para Movimento Popular. Os cargos foram mantidos na folha de pagamento da Prefeitura entre 1990 e 1994, sem que nunca seus nomeados cumprissem efetivamente o trabalho.

Outras 21 vagas fantasmas foram mantidas entre outubro de 1992 e maio de 1995 pelo governo parisiense. Todas teriam como alvo as aspirações de Chirac de ocupar a Presidência, o que só conseguiu em 1995, após duas tentativas fracassadas.

O julgamento deve seguir até 4 de abril.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página