Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2011 - 18h32

Quarenta homens armados atacam loja de antiguidades no Cairo

Publicidade

DA REUTERS, NO CAIRO

Quarenta homens armados atacaram um depósito de antiguidades na cidade egípcia de Kafr el-Sheikh, no norte do país, no sábado, disparando contra os seguranças e ferindo vários deles, disse a agência estatal Mena.

O ataque é a segunda tentativa de roubar as antiguidades de Tal al Faraeen (Colina dos Faraós) desde 25 de janeiro, o primeiro dia dos protestos nacionais que derrubaram o ditador Hosni Mubarak em 11 de fevereiro.

A segurança no Egito tem sido debilitada desde que as forças policiais do país se retiraram das ruas em 28 de janeiro.

Muitos policiais egípcios relutam em voltar às ruas, temendo ataques de cidadãos ainda revoltados com os embates entre manifestantes e forças de segurança durante os protestos, que causaram a morte de mais de 300 pessoas.

Gangues estrangeiras podem estar explorando a falta de segurança no Egito, dado que vários dos ataques recentes a museus e abrigos de antiguidades foram organizados por grandes grupos armados, segundo o diretor do Departamento Central de Antiguidades do Egito, Mohamed Abdel, citado pela agência.

O Ministério da Cultura planeja transferir muitas peças para locais mais seguros imediatamente. Os monumentos, templos e pirâmides do Antigo Egito estão entre as maiores atrações da indústria turística do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página