Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2011 - 16h42

Ministro de Energia do Irã escapa de impeachment por um voto

Publicidade

DA REUTERS, EM TEERÃ

O presidente do Irã, Mamhoud Ahmadinejad, conseguiu evitar neste domingo, por pouco, a saída do segundo ministro de seu governo este ano. O titular do Ministério de Energia, Majid Namjou, sobreviveu por um voto ao impeachment.

No Parlamento, que já derrubou o ministro de Transporte, 101 legisladores votaram pela saída de Namjou e outros 102 votaram por sua permanência. Outros seis se abstiveram.

Os legisladores dizem que o ministro tem mau planejamento, falta de observação de justiça e comanda um ministério discriminatório, além de não cumprir com seus compromissos e promessas e atrasar obras importantes.

Raheb Homavandi/Reuters
Mahmoud Ahmadinejad (centro) apela aos legisladores que salvem seu ministro de Energia, Majid Namjou, tido como incompetente
Mahmoud Ahmadinejad (centro) apela aos legisladores que salvem seu ministro de Energia, tido como incompetente

A Constituição iraniana permite que membros do Parlamento derrubem um ministro quando julgarem necessário. O processo de impeachment precisa de ao menos dez assinaturas de legisladores para ser apresentado.

Ahmadinejad discursou no Parlamento neste domingo contra o que considerou um processo ilegal de impeachment (e que retrata as atuais divisões entre o Parlamento e o Executivo no Irã).

O presidente disse valorizar a preocupação dos legisladores com o país e pediu que não tirassem Namjou.

Namjou dirigia a agência estatal de recursos hídricos e já foi ministro de Fomento de Ahmadinejad, antes de assumir a pasta de Energia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página