Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2011 - 19h06

Homens armados atacam manifestantes na sede de Segurança no Cairo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Homens armados atacaram neste domingo centenas de manifestantes egípcios reunidos em frente à sede da Segurança de Estado no Cairo, enquanto o Exército disparava tiros de advertência para dispersar a multidão.

Cerca de 500 manifestantes tentaram entrar à força no interior da sede desta poderosa instituição dependente do Ministério do Interior. Eles exigem a dissolução da instituição.

Os manifestantes foram repelidos a pauladas e pedradas pelos homens, que estavam vestidos à paisana.

Ahmed Ali - 5.mar.2011/AP
Soldados egícpios tentam conter manifestantes na sede da Segurança do Estado; eles tentaram invadir mais uma vez
Soldados egícpios tentam conter manifestantes na sede da Segurança do Estado; eles tentaram invadir mais uma vez

O grupo tentou neste domingo invadir o local --o que fez as Forças do Exército nos arredores a disparar tiros para ar. No início o grupo de manifestantes era reduzido, mas segundo avançou o dia centenas de pessoas se uniram ao protesto.

"O povo quer a queda do regime e a queda da Segurança do Estado" gritaram os participantes desta manifestação, durante a qual pelo menos uma dúzia de pessoas foram detidas.

Os detidos foram levados para o edifício do Ministério do Interior, perto da sede de segurança e próximo à praça Tahrir, epicentro da revolução do dia 25 de janeiro que forçou a renúncia do ditador Hosni Mubarak.

As Forças de segurança bloquearam a rua, que está vigiada por quatro veículos blindados e um tanque.

O incidente ocorreu um dia depois que grupos de manifestantes irrompessem em várias sedes dos serviços da Segurança do Estado, instrumento de repressão do regime de Mubarak.

No sábado, cerca de 2.500 manifestantes entraram no principal quartel do corpo de segurança, situado no nordeste do Cairo, para buscarem documentação antes que fossem queimados ou destruídos.

Além disso, centenas de manifestantes conseguiram entrar em outras sedes como as localizadas em Guiza e em 6 de outubro, no oeste da capital, onde vários agentes dispararam sem causar vítimas contra os manifestantes.

Também em Alexandria ocorreram incidentes similares e as Forças Armadas evacuaram outro quartel da Segurança do Estado, na zona de Ramla, onde 21 agentes ficaram feridos na noite anterior ao irromper uma multidão no imóvel.

Estes fatos provocaram neste domingo a reação do Conselho Supremo das Forças Armadas, que dirige o país após a renúncia de Mubarak, que pediu aos cidadãos para "entregarem imediatamente os documentos pertencentes à Segurança do Estado".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página