Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2011 - 13h51

Obama escolhe secretário de Comércio como embaixador em Pequim

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou disse nesta quarta-feira a escolha do secretário de Comércio, Gary Locke, para ser o próximo embaixador do país na China. Locke substitui Jon Huntsman, um republicano visto como possível concorrente de Obama nas eleições presidenciais de 2012.

"Em substituição ao embaixador Huntsman, não posso pensar em ninguém que está mais qualificado do que Gary Locke", disse Obama a jornalistas na Casa Branca. "Nossa relação com a China é uma das mais críticas do século 21", disse.

"Mais de cem anos atrás, o avô de Gary deixou a China em um barco a vapor com destino aos Estados Unidos, onde trabalhou como empregado doméstico no Estado de Washington. Um século mais tarde seu neto vai voltar para a China como principal diplomata dos Estados Unidos", completou o presidente.

Jim Young/Reuters
Presidente Barack Obama (dir.) ouve seu novo embaixador na China, Gary Locke, que terá de ser aprovado pelo Senado
Presidente Barack Obama (dir.) ouve seu novo embaixador na China, Gary Locke, que terá de ser aprovado pelo Senado

A nomeação de Locke terá de ser confirmada pelo Senado.

O recém-nomeado diplomata já foi governador de Washington e se tornou o primeiro chinês-americano secretário de Comércio, quando entrou para o governo de Obama em 2009.

A embaixada da China é um dos trabalhos mais importantes na diplomacia dos EUA, dado os laços complexos e muitas vezes tensos de Washington com o poder enorme e crescente da Ásia.

Obama disse que conta com Locke para defender as empresas americanas e incentivar as exportações e os empregos americanos, e recorrer a técnicas de gestão que ele desenvolveu como governador para estreitar a relação complicada com a China.

Locke, 61, falou muito de sua família ao aceitar a nomeação. Ele falou sobre seu avô e seu pai, que também nasceu na China e morreu em janeiro. Locke disse que teria sido "um dos seus momentos de maior orgulho dele, ao ver seu filho nomeado como o embaixador dos Estados Unidos à sua pátria ancestral".

"Eu vou voltar para a terra natal de meu avô, meu pai, minha mãe. E eu vou estar fazendo isso como um defensor dedicado e apaixonado pela América, o país onde eu nasci e cresci", disse Locke, assistido de perto por seus filhos e sua mulher.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página