Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2011 - 07h27

França reconhece conselho rebelde como representante legítimo da Líbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A França reconheceu nesta quarta-feira o Conselho Nacional de Transição, formado pelos rebeldes em Benghazi, como representante legítimo do povo líbio.

Um funcionário do escritório do presidente Nicolas Sarkozy afirmou que Paris vai enviar um embaixador a Benghazi, reduto do movimento rebelde de oposição, e receberá um enviado líbio em Paris.

Membros do Conselho Nacional conversaram nesta quarta-feira com Sarkozy. O reconhecimento fortalece a causa da oposição na Líbia, que ganha uma instituição formal com quem a comunidade internacional e mesmo Trípoli pode negociar, mas tem pouca força se não for apoiada também pelos outros membros da União Europeia e pelos Estados Unidos.

Nesta quarta-feira, os partidos do Parlamento Europeu pediram à alta representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que articule com os 27 países-membros do bloco o reconhecimento do órgão para dar-lhe legitimidade como representante da oposição líbia.

Ashton reagiu ao pedido dos eurodeputados, lembrando que cabe aos chefes de Estado e governo da UE adotar esta decisão.

O Conselho foi criado em 27 de fevereiro e é dirigido pelo ex-ministro líbio da Justiça, Mustafah Abdel Jalil. Ao contrário da Tunísia e do Egito, onde as revoltas populares conseguiram derrubar seus regimes em poucos dias, a Líbia não conta com instituições bem estabelecidas ou partidos e grupos políticos definidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página