Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 08h25

Após tremor, incêndio atinge central nuclear no Japão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O setor de turbinas da usina nuclear de Onagawa, na região de Miyagi, pegou fogo depois do forte terremoto de magnitude 8,9 seguido por um tsunami, que atingiram a costa nordeste do Japão desta sexta-feira, informou a agência de notícias local Kyodo News. O tremor foi o pior da história do Japão e deixou ao menos 32 mortos.

Por outro lado, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou que quatro usinas nucleares próximas ao epicentro do tremor foram desligadas e fechadas em segurança.

"A agência está em contato com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para confirmar mais detalhes da situação. As quatro usinas nucleares japonesas mais próximas do terremoto foram fechadas em segurança", indicou a AIEA em um comunicado.

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, muitas delas de magnitude 6.0. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

"O terremoto causou grandes danos a vastas áreas no norte do Japão", afirmou o premiê Naoto Kan em uma entrevista coletiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página