Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 11h28

Alerta de tsunami leva Equador a retirar moradores da costa

Publicidade

DA REUTERS, EM QUITO

O Equador começou a retirar moradores de sua zona costeira, incluindo as ilhas Galápagos, diante da ameaça de um tsunami no oceano Pacífico nesta sexta-feira, provocado pelo forte terremoto de magnitude 8,9 no Japão, anunciou o presidente Rafael Correa depois de decretar estado de emergência no país para facilitar os procedimentos.

Depois do terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão, um alerta de tsunami foi estendido para toda a bacia do Pacífico, incluindo países centro-americanos e sul-americanos como o Equador.

"O país se encontra em estado de emergência, e os habitantes da zona costeira precisam deixar suas casas e ir para áreas mais altas", disse o presidente equatoriano em cadeia de televisão, depois de uma reunião com vários ministros.

O estado de emergência por até 60 dias permite ao governo deslocar militares e policiais rapidamente para a área costeira, onde as atividades foram suspensas, para proceder à retirada da população.

A população das províncias em estado de alerta devido ao tsunami já iniciou a retirada. Em Esmeraldas, segundo Correa a região mais vulnerável, a população começou a dirigir-se às zonas altas dos balneários de Atacames e Las Palmas, onde fica o porto marítimo.

Com a emergência, o governo explicou que poderá implementar "medidas de segurança irrestritas" necessárias para atender à população.

A onda deve chegar às costas do Equador e às ilhas Galápagos no início da noite, segundo previsão das autoridades.

O ministro da Segurança Interna e Externa, Homero Arellano, disse que a retirada também será realizada em hotéis, hospitais e centros onde exista concentração de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página