Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 11h58

UE deve promover ordem de prisão internacional contra Gaddafi

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, afirmou nesta sexta-feira que a UE (União Europeia) deve empreender os passos necessários para que se emita uma ordem de detenção internacional contra o líder líbio, Muammar Gaddafi.

"Devemos enviar uma mensagem clara que Gaddafi e seus homens devem ser levados perante a justiça", assinalou Buzek em entrevista coletiva após discursar perante a cúpula de líderes da UE que estuda a resposta ao conflito civil líbio.

"Falando claro: o ditador tem que ir embora", assinalou Buzek, e acrescentou que "a UE deveria tomar os passos necessários para julgar Gaddafi e seus líderes perante a justiça internacional por crimes contra a humanidade".

O presidente do Parlamento assinalou que a primeira prioridade a respeito da Líbia deve ser "a proteção da população civil", seguida da "assistência humanitária" e "do apoio a uma transição democrática".

Buzek qualificou a situação na Líbia de "tragédia humana" e assinalou que devem usar-se "todos os recursos possíveis para proteger os civis" enquanto se consegue "o respaldo da comunidade internacional e, especialmente, dos países árabes".

Sobre a possibilidade de impor uma zona de exclusão aérea, o presidente da Eurocâmara afirmou que "o melhor caminho é um mandato do Conselho de Segurança da ONU".

Buzek propôs dar asilo aos pilotos militares líbios que desertem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página