Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2011 - 19h59

Instituto dos EUA revisa para 9,0 magnitude de tremor no Japão

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) revisou nesta segunda-feira a magnitude do terremoto registrado na última sexta-feira (11) na costa nordeste do Japão de 8,9 para 9,0. A mesma revisão já havia sido feita por sismólogos japoneses. O tremor gerou um tsunami que atingiu diversas cidades, provocou incêndios e causou danos ao sistema de resfriamento dos reatores do complexo nuclear de Fukushima Daiichi. Por precaução, cerca de 200 mil moradores já foram retirados das imediações.

Repórter da Folha visita cidade devastada
Japão sofre falta de comida; envie seu relato
Veja cobertura completa

A magnitude de 9,0 coloca o tremor no Japão na quarta posição no ranking dos piores ocorridos no mundo desde 1900, e o pior no Japão desde que registros instrumentais modernos começaram a ser feitos, há 130 anos.

Segundo o governo, o mais recente saldo de vítimas divulgado pela polícia indica que 1.897 morreram em consequência do terremoto e do tsunami. Mais de 2.000 estão feridas e outras 3.000 estão desaparecidas.

O número de mortos, porém, ainda deve aumentar e as autoridades estimam que a cifra final deve superar os 10 mil. Somente em duas áreas da província de Miyagi foram encontrados 2 mil corpos ainda não contabilizados no balanço oficial. Há cidades em que milhares estão desaparecidos.

O USGS informou que as atualizações ocorrem quando mais informações sobre terremotos estão disponíveis, e após a realização de análises mais aprofundadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página