Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2011 - 21h48

Arábia Saudita envia tropas, e Hillary pede moderação no Bahrein

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta segunda-feira que as monarquias do golfo Pérsico tenham moderação em relação ao Bahrein e expressou sua preocupação em relação à perigosa situação no pequeno reino após uma reunião com o chanceler dos Emirados Árabes Unidos (EAU), o xeque Abdalah ben Zayed. As declarações foram feitas no mesmo dia em que a Arábia Saudita enviou tropas para coibir a revolta no país.

"A secretária de Estado deu a conhecer sua profunda preocupação a respeito da perigosa situação no Bahrein", afirmou a jornalistas um funcionário do governo americano que pediu para não ser identificado.

Clinton pediu a "todas as forças de segurança no Bahrein" a mostrar moderação.

A Arábia Saudita --governada por um governo sunita-- e o EAU enviaram tropas ao pequeno reino governado pela dinastia sunita Al Khalifa para responder, segundo Riad, a "um pedido de apoio" feito pelas autoridades de Manama.

Ao todo, são cerca de mil homens sauditas e 500 policiais do EAU.

Reuters/Bahrain state TV via Reuters TV
Tropas da Arábia Saudita ocupam o Bahrein a pedido do governo do país para ajudar a conter manifestantes
Tropas da Arábia Saudita ocupam o Bahrein a pedido do governo do país para ajudar a conter manifestantes

O conflito no Bahrein é considerado sectário e em prol da democracia. A maioria xiita na região vê uma oportunidade de se livrar de dois séculos de governo monárquico sunita. Os líderes do Golfo se preocupam que a onda de protestos fortaleça o Irã, que é controlado por xiitas, contra a Arábia Saudita, controlada por governo sunita.

A ocupação foi decidida depois do confronto entre a polícia do Bahrein e xiitas no domingo. Foi o mais violento embate desde que as tropas do país mataram sete manifestantes no mês passado.

"Outros países do Golfo também vão participar para trazer calmaria e ordem ao Bahrein", disse o chanceler dos Emirados Árabes, xeque Abdullah bin Zayed al Nahayan, nesta segunda-feira, na reunião de ministros de relações exteriores do G8, em Paris.

Apesar das declarações, ainda não está claro qual será a participação de outros países árabes no Bahrein.

O governo dos EUA disse nesta segunda que não consideram o envio de tropas da Arábia Saudita ao Bahrein uma invasão.

"Isso não é a invasão de um país", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

PENTÁGONO

O Ministério da Defesa americano não foi avisado do envio das tropas, segundo um porta-voz do Pentágono. "Nem o secretário da Defesa, Robert Gates, nem o chefe de Estado-maior das Forças Armadas, o almirante Mike Muller, tiveram indicação sobre o fato", afirmou o coronel David Lapan em um comunicado.

Mullen visitou Manama no final de fevereiro, e Gates foi à capital bareinita no último sábado.

"Nas circunstâncias atuais, [...] pequenos passos provavelmente não são suficientes [...]. Uma reforma real é necessária", assegurou Gates após um encontro com o rei e o príncipe bareinitas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página