Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2011 - 14h00

ONU ameaça impor sanções a líder da Costa do Marfim

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ameaçou nesta sexta-feira impor sanções ao governante marfinense Laurent Gbagbo caso ele persistir em sua recusa a ceder o poder ao opositor Alassane Ouattara, confirmado como chefe de Estado do país pela União Africana (UA).

O embaixador da China, Li Baodong, presidente rotativo do principal órgão de segurança internacional, assinalou em comunicado de imprensa que seus 15 membros realizam a decisão do organismo regional de confirmar Ouattara como o vencedor das eleições realizadas em novembro.

"Além disso, afirmam sua disposição a impor medidas, incluindo sanções a particulares, contra as partes que obstruam as tentativas de uma resolução rápida e pacífica da crise", disse Baodong no fim de uma reunião do Conselho de Segurança.

O presidente do Conselho de Segurança da ONU também reafirmou o respaldo do organismo aos esforços da UA e a Comunidade Econômica dos Estados de África Ocidental (Cedeao) para resolver a situação 'de modo que se preserve a democracia e a paz'.

Ouattara foi confirmado na quinta-feira como chefe do Estado da Costa do Marfim em reunião presidencial do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) em Adis-Abeba, apesar da rejeição dos representantes de Gbagbo.

O organismo regional concedeu duas semanas às partes em conflito para que negociem uma saída à crise e ameaçou "tomar todas as medidas necessárias" para solucionar a crise.

Segundo dados divulgados pela ONU hoje, mais de 90 mil refugiados cruzaram a fronteira do país com a Libéria desde o surgimento da crise.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página