Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2011 - 07h52

França nega que Gaddafi tenha financiado campanha de Sarkozy

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

O ministro do Interior francês, Claude Guéant, negou nesta quinta-feira que o regime de Muammar Gaddafi tenha financiado em 2007 a campanha eleitoral do presidente francês, Nicolas Sarkozy, como afirmou ontem Saif al Islam, filho do líder líbio.

Em declarações à emissora francesa Europe 1, Guéant, que foi o diretor da campanha que levou Sarkozy ao Eliseu, exigiu que o regime líbio divulgue as supostas provas.

"Uma campanha eleitoral tem suas contas verificadas pelo Conselho Constitucional, pela comissão de contas de campanha. E a única coisa que pode realizar-se em favor de uma campanha é [entregar] um cheque de no máximo 4.600 euros [US$ 6.390]", assinalou o ministro.

A resposta chega um dia depois de o filho de Gaddafi ter pedido que o governo francês devolva o dinheiro supostamente entregue para financiar a campanha de Sarkozy, porque o líder francês "decepcionou" a população líbia.

"A primeira coisa que peço a esse palhaço é que devolva o dinheiro aos líbios. Demos essa ajuda a ele para que atuasse a favor do povo líbio, mas nos decepcionou", manifestou Saif al Islam em entrevista concedida ao canal "Euronews".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página