Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2011 - 08h05

Rebeldes anunciam 80 mortos de Gaddafi em Misrata

Publicidade

DA EFE, EM ARGEL

Um porta-voz rebelde assegurou nesta quinta-feira que os combates de ontem em Misrata, a terceira maior cidade líbia e a última do oeste do país sob controle insurgente, deixaram 80 mortos entre as tropas de Muammar Gaddafi e 18 em suas fileiras, segundo a cadeia de televisão "Al Jazeera".

A rede, que não identificou o porta-voz, mostrou imagens dos combates nas ruas da cidade nas quais se vê combatentes rebeldes, com uniforme militar e civil, armados com fuzis Kalashnikov e abrindo fogo contra o que parecem ser posições de soldados das forças de Gaddafi.

Segundo a televisão estatal líbia, Gaddafi prometeu para esta quinta-feira uma "batalha decisiva" para recuperar Misrata, a 150 quilômetros de Trípoli.

"Sereis chamados a pegar em armas na quinta-feira para tomar parte na batalha, que será a decisiva", disse a um grupo de jovens de Misrata, antes de exortá-los a não deixar a cidade "nas mãos de um punhado de loucos", de acordo com a rede estatal.

A mesma fonte assegurou ainda que o Exército se movimentaria "em breve" rumo a Benghazi, a segunda maior cidade líbia e o principal reduto dos rebeldes no leste do país.

Os militares do regime lançaram na noite de quarta-feira um ultimato aos habitantes de Benghazi para que abandonassem as zonas próximas a depósitos de armas e quartéis rebeldes, segundo anunciou o canal estatal.

Saif al Islam, um dos filhos de Gaddafi, advertiu na quarta-feira que "em 48 horas tudo terá acabado" para os rebeldes.

Por sua parte, seu pai afirmou hoje em uma entrevista ao diário francês "Le Figaro" que bastaria apenas um dia para controlar o país por completo.

"Se utilizássemos a força, nos bastaria um só dia. Mas nosso objetivo é desmantelar progressivamente esses grupos armados recorrendo a diferentes meios, como cercar cidades e enviar mediadores".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página