Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2011 - 19h40

MV Bill critica segurança da visita de Obama à Cidade de Deus

Publicidade

FELIPE CARUSO
DO RIO

O rapper e líder comunitário MV Bill criticou as exigências de segurança para a visita do presidente Barack Obama à favela Cidade de Deus, zona oeste do Rio. Ele retirou-se da produção do evento e não vai estar na comunidade no domingo.

"Revistar crianças de 4 anos de idade, retirar moradores de suas casas, não marcar encontro com nenhum movimento social da comunidade são coisas que estão desafinadas com o desejo da população de ver o Obama de perto e de passar carinho para ele", afirmou.

Um dos fundadores da Cufa (Central Única das Favelas), MV Bill disse que, no início, estava entusiasmado com a ideia de ver um presidente como Obama caminhando pelas ruas da comunidade e começou a incentivar a visita. Quando o "exagerado" _ segundo ele_ esquema de segurança foi apresentado, porém, decidiu deixar a organização da visita.

"Reunir-se grupo pequeno de pessoas num lugar fechado não condiz com a realidade. Não podemos brincar de estar dentro de um filme. Continuo considerando importante a presença dele, mas achei melhor não fazer parte. É contra os meus princípios e contra as coisas que eu prezo", disse o rapper.

Inicialmente o produtor Celso Athayde, também da Cufa, permaneceu na produção da visita. Ontem, no entanto, por razões semelhantes às de MV Bill, fez críticas públicas à organização do evento e também se retirou da preparação da visita.

DISCURSO

O governo americano decidiu cancelar o discurso do presidente dos Estados Unidos para o público na Cinelândia, no centro do Rio. Ele vai falar para um público menor de cerca de 2.300 pessoas, na tarde de domingo, dentro do Theatro Municipal da cidade, que também está localizado na Cinelândia, segundo informou a Embaixada dos EUA em Brasília.

O governo americano não revelou a razão do cancelamento.

Até as 11h, representantes do governo americano e brasileiro estavam reunidos no consulado dos Estados Unidos, no centro da capital, para decidir detalhes da programação de visita de Obama ao Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Junto de sua mulher, Michelle, e das filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã de sábado. Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários.

Na noite de sábado, o presidente dos Estados Unidos e sua família seguem para o Rio. Na programação, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars.

O discurso na Cinelândia encerraria sua agenda na cidade. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança.

Cerca de 800 homens, entre militares do Exército brasileiro e policiais federais, militares e civis, além de integrantes da Guarda Municipal, serão empregados na segurança de Barack Obama no Rio.

O acesso à praça onde aconteceria o discurso seria exclusivo para pedestres na altura da rua Santa Luzia e da praça Mahatma Gandhi. Todos os demais acessos estariam fechados. Para ter a entrada autorizada, era necessário apresentar documento de identificação e era proibido levar bolsas ou mochilas.

A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira, rumo ao Chile. Em seu giro pela América Latina, Obama também visitará El Salvador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página